27.4.11

Rádio Sim Foz do Ave. 16.03.2011

Cultura da Lituania em Vila do Conde

Grandes esculturas de fogo vindas da Lituânia vão ser exibidas no dia 25, na praia da Azurara, encerrando um evento cultural que visa dar a conhecer a cultura daquele país do Báltico em Portugal.
Trata-se de um evento que decorrerá na segunda quinzena do mês e que visa mostrar “pontes” existentes entre a Lituânia e Portugal que, “apesar de se situarem nos extremos da Europa, até têm semelhanças”, afirmou Nuno Guimarães, assessor cultural da embaixada portuguesa em Vilnius. Nuno Guimarães procurou programar um conjunto de acontecimentos culturais lituanos que mostrem, afinal, semelhanças entre os dois países.

A mostra das esculturas de fogo apresenta-se como sendo o ponto alto da programação, que inclui conferências, exposições de pintura, cinema e música, entre outras valências.

Em Vila do Conde, a Lituânia mostrará esta tradição, apresentando “três ou quatro esculturas”, dependendo um pouco da meteorologia naquela noite, pelas 23:00.

O auditório municipal de Vila do Conde recebe uma exposição de trabalhos gráficos de Tatjana Kazimiereniene, bem como uma exposição/instalação “Os trabalhos da história”, de Giedrius Kazimierenas.
A cantora lírica Sigutė Trimakaitė interpretará um concerto de música lituana, sendo acompanhada pelo pianista português Filipe Raposo, na noite do dia 25, no auditório municipal. Este evento cultural, considerado “o maior lituano alguma vez realizado em Portugal”, conta com o apoio das autarquias de Vila do Conde e de Vilnius.

(http://www.radios.pt/NR/exeres/F2062EC4-5FA1-4B7D-A296-B84684612729.htm)