27.4.11

Radio Linear. 23.03.2011

Esculturas de fogo iluminam Vila do Conde

Esculturas de fogo vindas da Lituânia vão ser exibidas sexta-feira, na praia da Azurara, Vila do Conde, encerrando um evento cultural que visa dar a conhecer a cultura daquele país do Báltico em Portugal.

O evento que está já a decorrer em Vila do Conde, visa mostrar “pontes” existentes entre a Lituânia e Portugal que, apesar de se situarem nos extremos da Europa, têm semelhanças.

A mostra das esculturas de fogo apresenta-se como sendo o ponto alto da programação, que inclui conferências, exposições de pintura, cinema e música.

As esculturas de fogo são, na Lituânia, uma tradição ligada ao paganismo, ainda cultivado nesse país.

As esculturas têm habitualmente entre três a seis metros de altura e retratam figuras históricas ou animais, estando ligadas à celebração do fim do inverno.

Esta tarde, em conferência de imprensa, marcada para as 16 horas no Auditório Municipal de Vila do Conde, vão ser abordados em detalhe os pormenores do espectáculo de encerramento da quinzena cultural lituana em Portugal.

Na noite de sexta-feira, esculturas de fogo ganham vida ao som da música tradicional do mais representativo país da região do Báltico.

Um espectáculo único à beira-rio, no lugar da Junqueira (Azurara), que vai contar com a presença, entre outros artistas, com o vencedor do 1.º Festival Mundial de Esculturas de Fogo, no passado mês de Janeiro em Tallin (Estónia).

(http://www.radiolinear.pt/newsdetails.php?id=331)