11.3.11

Correio do Minho, 10.03.2011

Vila do Conde: Espetáculo de esculturas de fogo destaca cultura da Lituânia

Grandes esculturas de fogo vindas da Lituânia vão ser exibidas no dia 25, na praia da Azurara, Vila do Conde, encerrando um evento cultural que visa dar a conhecer a cultura daquele país do Báltico em Portugal.

Trata-se de um evento que decorrerá na segunda quinzena do mês e que visa mostrar “pontes” existentes entre a Lituânia e Portugal que, “apesar de se situarem nos extremos da Europa, até têm semelhanças”, afirmou, em declarações à Lusa, Nuno Guimarães, assessor cultural da embaixada portuguesa em Vilnius.

Nuno Guimarães procurou programar um conjunto de acontecimentos culturais lituanos que mostrem, afinal, semelhanças entre os dois países.

A mostra das esculturas de fogo apresenta-se como sendo o ponto alto da programação, que inclui conferências, exposições de pintura, cinema e música, entre outras valências.

“As esculturas de fogo são, na Lituânia, uma tradição ligada ao paganismo, ainda cultivado nesse país”, referiu o responsável.

As esculturas têm habitualmente entre três a seis metros de altura e retratam figuras históricas ou animais, estando “muito ligadas à celebração do fim do inverno”, disse Nuno Guimarães.

Em Vila do Conde, a Lituânia mostrará esta tradição, apresentando “três ou quatro esculturas”, dependendo um pouco da meteorologia naquela noite, pelas 23:00.

Na Lituânia, precisou, as esculturas são um espetáculo espalhado um pouco por todo o país.

O auditório municipal de Vila do Conde receberá uma exposição de trabalhos gráficos de Tatjana Kazimiereniene, bem como uma exposição/instalação “Os trabalhos da história”, de Giedrius Kazimierenas.

Está também prevista a realização de uma conferência de Rasa Gečaitė, sobre aspetos relevantes da história da Lituânia, que revelará “que houve algumas figuras portuguesas com intervenção na história” daquele país.

A cantora lírica Sigutė Trimakaitė interpretará um concerto de música lituana, sendo acompanhada pelo pianista português Filipe Raposo, na noite do dia 25, no auditório municipal.

Este evento cultural, considerado “o maior lituano alguma vez realizado em Portugal”, conta com o apoio das autarquias de Vila do Conde e Vilnius.