27.4.11

Correio do Minho. 23.03.2011

Vila do Conde: Melhores escultores de fogo do mundo promovem cultura lituana

Vila do Conde recebe, até ao final deste mês, um conjunto de iniciativas que visam promover a cultura lituana em Portugal.

Com o nome da capital da Lituânia, Vilnius, esta iniciativa traz até Vila do Conde “concertos, exposições, conferências e esculturas”, frisou o assessor da embaixada portuguesa na Lituânia, esta tarde, durante a apresentação do evento.

Esta é a primeira iniciativa do género em Portugal e Nuno Guimarães destacou como momento alto do evento, a apresentação de “três esculturas em fogo, feitas por artistas lituanos conceituados no mundo inteiro”.

São eles Gediminas Piekuras, Arvydas Alisanka e Kestutis Musteikis, sendo que este último já ganhou o primeiro prémio mundial em esculturas de fogo.

As estruturas, feitas em madeira e revestidas a palha, já estão concluídas e vão transformar-se em fogo na sexta feira, a partir das 23:00, junto ao rio, em Azurara.

Os trabalhos, denominados “sol”, “lenda” e “sete estrelas” vão desaparecer “através de um momento de rara beleza e que vai durar uns cinco minutos”, realçou Gediminas Piekuras.

O espetáculo pretende retratar “o movimento, a cor, as tradições pagãs, os rituais e as metamorfoses, tudo num só momento”, acrescentou Kestutis Musteikis.

A anteceder este espetáculo, às 21:30, a cantora Sigita Trimakaite apresentará, no auditório de Vila do Conde, 22 canções tradicionais lituanas, sendo que a maioria vão ser acompanhadas ao piano por um pianista português.

“Filipe Raposo é um pianista muito apreciado na Lituânia onde realizou vários concertos nos últimos dois anos, sendo que também vai tocar algumas peças a solo”, explicou Nuno Guimarães.

Para além da música e da escultura, a história vai estar em destaque nesta primeira edição do Vilnius, porque a Lituânia teve, no século XV, uma “ligação direta real com Portugal”.

E é precisamente essa “união, que se foi prolongando ao longo dos séculos, que vai ser abordada pela historiadora Rasa Ge?ait?, quinta feira, a partir das 18:30, também no auditório”, especificou o assessor da embaixada.

Inseridos no Vilnius, os quadros da pintora Tatjana Kazimiereniene, assim como os trabalhos do historiador Giedrius Kazimierenas podem ser apreciados, até ao dia 30 de março, no auditório municipal local.

O Vilnius é promovido pela Embaixada de Portugal na Lituânia, a Galeria Cais Art’s, a Porlith e a Câmara Municipal de Vila do Conde e tem um orçamento superior a 15 mil euros.

A organização espera que esta primeira edição “seja um sucesso para que a experiência se possa repetir nos próximos anos”, concluiu Nuno Guimarães.

A Lituânia foi a primeira república soviética ocupada a tornar-se independente da União Soviética e a recuperar a sua soberania.

A paisagem da Lituânia é essencialmente plana, com 30 por cento do território coberto por florestas.

A capital, Vilnius, situa-se nas margens dos rios Neris e Vilnia e tem um centro histórico considerado dos mais interessantes da Europa de Leste.

(http://www.correiodominho.com/noticias.php?id=45268\)